Analisar a relação entre aplicações financeiras e financiamentos na compra de automóveis
Módulo: 4
Atividade: Módulo 4 - unidade 2 – tela 2.2.2 - atividade individual
Título: Analisar a relação entre aplicações financeiras e financiamentos na compra de automóveis
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução Há no mercado vários tipos de aplicações financeiras e financiamentos.
As aplicações financeiras são realizadas na expectativa de que, num determinado período, produza um retorno financeiro, ou seja, ao realizar o resgate da aplicação, você obtenha o capital inicial + os juros da aplicação.
Em geral, os financiamentos de automóveis ocorrem via CDC, por meio das operações de leasing ou pelos tradicionais consórcios.
CDC, o consumidor realiza através do banco um empréstimo. O automóvel é seu, mas não pode ser negociado (está alienado ao banco) até que sejam pagas todas as prestações.
Leasing, a empresa de leasing (um banco que trabalha com este tipo de serviço) que compra o automóvel e aluga ao consumidor. O consumidor paga pelo aluguel do automóvel que fica no nome da empresa de leasing até o término das prestações, quando quitada as prestações, o consumidor passa a ser o dono do automóvel.
Consórcio, o consumidor faz parte de um grupo formado por outros compradores, organizado por uma empresa de consórcio. O cliente paga as prestações, mas só recebe o veículo quando é sorteado (uma vez por mês é contemplada uma pessoa).
O objetivo desta atividade é analisar a forma mais vantajosa para adquirir um automóvel, se devemos aplicar o capital e financiar o automóvel ou resgatar o capital aplicado e pagar à vista.
Justificativa
Conforme mencionado, há diversos tipos de financiamentos oferecidos pelas instituições financeiras ou revendedoras de automóveis e vários tipos de aplicações financeiras oferecidas pelas instituições financeiras para investir o dinheiro. Devemos analisar e escolher a opção que mais trará rentabilidade, menos juros e taxas abusivas. Se o melhor