estudos sobre temperamentos
ESTUDO SOBRE TEMPERAMENTOS :: SEMINÁRISTA DIEGO SANTOS
SEMINÁRISTA DIEGO SANTOS
MINISTÉRIO SEMEANDO A PALAVRA DE DEUS
ESTUDO SOBRE TEMPERAMENTOS
Introdução.
A teoria dos quatro temperamentos é um instrumento valioso para a autocompreensão. Mas, qualquer ferramenta, pode ser usada erradamente, de vez em quanto encontro pessoas que fizeram mau uso desse conceito, prejudicando a si mesmas e a outros.
Alguns conhecendo sobre temperamentos, empoe sem nenhum cuidado a seu próximo seus defeitos e assim alguns não estando preparados emocionalmente, correspondem de maneira prejudicial, criando barreiras psicológicas e emocionais. Isto é perigoso nas palavras do psicólogo Dr.Henry Brandt: “Não há nudez que se compare com a nudez psicológica” Nenhum cristão cheio do Espírito Santo invadiria o intimo de outra pessoa, expondo-a ao ridículo psicológico. Poderá ser muito engraçado fazer isso para criar um clima de bom humor numa reunião, mas por outro lado, poderá ser cruel e prejudicial para a outra pessoa atingida. Qualquer coisa que não seja benigna não provém do amor, e a Bíblia nos ensina a “Falar a verdade com amor” (Ef4.5). O Espirito Santo, que habita em nós, faz com que os cristãos “amem os irmãos”, e assim daremos aos nossos irmãos a proteção emocional que almejamos também para nós.
A teoria dos quatros temperamentos é apenas uma ferramenta terapêutica. Com os outros ou consigo mesmo, deve ser usada sempre com brandura, flexibilidade e de forma construtiva. Uma boa regra é: não se ponha a analisar o temperamento duma pessoa, a não ser que isso contribua para melhorar o seu relacionamento com essa pessoa, não diga a uma pessoa qual é o seu temperamento que ela possui, a não ser que ela lhe pergunte diretamente.
Os temperamentos também não podem ser usados como desculpas, para encobrir suas faltas, “Alguém disse: A razão por que eu faço isso é que o meu gênio é esse e não consigo muda-lo”. Ler (Fl 4.13).
O PAPEL DO ESPIRITO SANTO