Politica como vocação
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Disciplina: POLÍTICA BRASILEIRA I
Professor: Diogo Tourino de Sousa
2º semestre de 2012
Aluno: Fábio Cabral Durso – Matrícula: 70602
Curso: Ciências Sociais
O documentário “Vocação do Poder” trás uma reflexão ao discutir o cotidiano de seis candidatos que estão concorrendo pela primeira vez um mandato na Câmara Municipal de Vereadores e ao assistir esse documentário tivemos a oportunidade de perceber como vem se desenvolvendo o atual cenário político brasileiro.
Cada candidato pertence a um determinado partido político e todos eles têm estilos de vidas completamente opostas entre si, porém, todos eles têm algo em comum, que é mesmo discurso de representar a comunidade por meio da política.
Nesse sentido, o filme acompanha o início de toda a campanha eleitoral desses candidatos no ano de 2004 e mostra os até a apuração dos votos. Além disso, o longa-metragem aborda diferentes aspectos sobre a política e o modo na qual ela é percebida por eles (candidatos) e pelos eleitores. A partir dos temas discutidos em sala de aula, como coronelismo, clientelismo e mandonismo, é possível identificar algumas semelhanças com esses temas e o filme, uma vez que consideramos o clientelismo como um sistema de trocas de favores, onde os eleitores são classificados como “clientes” é notável a presença dessa categoria em todo o filme.
Todos os seis candidatos a vereadores que aparecem fazem o uso da troca de favores em busca do voto, onde esses candidatos concentram seus projetos e funções no objetivo de prover os interesses de indivíduos ou grupos com os quais mantém uma relação de proximidade pessoal, e em meio a esta relação de trocas eles recebem os votos que buscam para se eleger no cargo desejado. Outro conceito que abordado no longa-metragem é o mandonismo. Cujo