Artigo
Movimentação de Chapas de Mármore
NR-11
Allan Souza Silva
Wémerson dos Santos Rocha
Artigo
Cacoal-RO
2014
Allan Souza Silva
Wémerson dos Santos Rocha
Movimentação de Chapas de Mármore
NR-11
Cacoal-RO
2014
Movimentação de Chapas de Mármore
Resumo
O artigo apresenta os riscos que podem ter em um meio que não é muito abordado dentro da segurança no trabalho, a movimentação de chapas de mármore presente na NR-11. Esse setor apresenta a necessidade de estabelecer regras mínimas para a atividade, visto que as estatísticas disponíveis vêm apontando uma grande acidentalidade e uma alta taxa de mortalidade decorrente dessas atividades. O objetivo desta publicação é facilitar a compreensão das leis de segurança e contribuindo, dessa forma, para o alcance de um ambientes de trabalho melhor e mais seguro para os trabalhadores do setor de mármore, e colaborando também para agregar valor aos produtos deste importante segmento econômico nacional.
1
Introdução
A marmoraria produz peças de várias formas, de rara beleza e de grande importância econômica que são aplicáveis na construção civil. São utilizadas na produção, rochas como granitos, ardósias e mármores.
Os processos e procedimentos utilizados em marmorarias envolvem transporte de chapas, polimento, corte e acabamento. Para o desenvolvimento destas atividades existem riscos para os trabalhadores devidos à geração de poeira, ruído, vibração, além de riscos de acidentes e problemas ergonômicos.
Justificativa
Depois de vários estudos observou que a movimentação de chapas de mármore precisa de muitas adequações, visto que nesse setor os acidentes com mortes são rotineiros. O Sindimármore (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Mármores) cobra constantemente dos empresários maiores investimentos em segurança e prevenção. Mas as