Inteligências Múltiplas - Howard Gardner
TRABALHO DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. CURSO DE PEDAGOGIA. 7º SEMESTRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR UNIESP. PROFESSORA MESTRE: ADRIANA ZANINI.
Santo André
2014
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR “UNIESP”
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
CLAUDIA REGINA ALVES RM: 7381
Santo André
2014
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Contexto Histórico A Teoria das Inteligências Múltiplas se apoia nas novas descobertas neurológicas procedidas em Havard e outras universidades dos Estados Unidos, mudando as linhas de conhecimento neurológico sobre a mente humana.
Desenvolvida e caracterizada no início da década de 1980 por Howard Gardner, a Teoria das Inteligências Múltiplas possui atualmente milhares de adeptos e constitui prática pedagógica de inúmeras escolas no mundo inteiro.
As repercussões do avanço científico representado pelo conhecimento do cérebro são extremamente significativas para a medicina na compreensão de disfunções mentais diversas e no cuidado de enfermidades e patologias cerebrais, mas também para a educação, lançando novas bases e, eventualmente, desenvolver estímulos às Inteligências e cuidar de distúrbios ligados à atenção, criatividade e memorização.
As mudanças de paradigmas trazidas por essa nova visão da mente humana interferem, portanto, no tema da educação e trazem novas linhas de procedimento para que a escola convencional acrescente às suas funções instrucional, socializadora e preparadora para o mundo do trabalho uma outra, voltada ao estímulo e educação cerebral e assim, progressivamente, possa ir se transformando em um centro estimulados de Inteligências. As Inteligências Múltiplas e suas principais características: Segundo Gardner, abrigamos em nossa mente oito Inteligências: 1) A Inteligência linguística ou verbal, caracterizada por extrema sensibilidade a estrutura, som, significado e funções da palavra na linguagem;
2) A