politica cambial
CAMPUS JUNDIAÍ
ECONOMIA
Jundiaí
2014
UNIP
1) Efetue um levantamento da Política Cambial Brasileira no período de 1994 a 2011
2) Efetue um levantamento da Política Monetária Brasileira no período de 1994 a 2011
Alunos:
Neste trabalho vamos falar um pouco da política cambial brasileira no período de 1994 a 2011.E da política monetária brasileira no mesmo período.
Começaremos falando da política cambial brasileira, mas antes explicaremos o que é a política cambial.
POLÍTICA CAMBIAL
A política cambial, por seu turno, é o conjunto de ações e orientações engendradas pelo Banco Central no sentido de obter determinados objetivos, destacando-se o equilíbrio das contas externas e a redução da volatilidade da taxa de câmbio, por meio de operações de compra e venda de moeda estrangeira. O Banco Central é quem define o que os economistas chamam de política ou regime cambial.
Falando de um modo mais claro, a política cambial do Brasil está diretamente relacionada com as operações de exportação e importação, portanto, suas diretrizes impactam na balança comercial brasileira e causam efeitos no balanço de pagamentos do país. A estrutura da política nacional de câmbio, direcionada por normas e regras criadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e executadas pelo Banco Central do Brasil e seus agentes financeiros, pode ser comparada com a dos países mais adiantados do mundo.
O valor da moeda estrangeira em relação à nacional é denominado taxa de câmbio. Quando a taxa sobe por causa do aumento da demanda de dólares é que ocorre a desvalorização da moeda nacional. Entretanto, os negócios realizados no exterior pelas companhias brasileiras dependem do índice cambial praticado