Polimeros Condutores
Petroquimica
Síntese
Polímeros Condutores
Profa. Alessandra
Josiane Maria da Silva
POLÍMEROS CONDUTORES
Polímeros condutores são materiais orgânicos da classe dos plásticos, em sua maioria derivados do petróleo, capazes de conduzir eletricidade.
Segundo (SIMÕES, 2004) polímeros condutores, são materiais plásticos que sob dopagem química, reversível, podem ter condutividade elétrica alterada em mais de quinze ordens de magnitude. Naturalmente esses polímeros são materiais isolantes elétricos ou semicondutores de baixa condutividade. Entretanto, à medida que moléculas dopantes são injetadas em sua estrutura processos físico-químicos entram em ação em conseqüência da troca de cargas elétricas entre as moléculas dopantes e as moléculas poliméricas, aumentando enormemente o número de cargas eletrônicas livres que conduzem eletricidade.(SIMÕES, 2004) Conforme o grau de dopagem, serão obtidas diferentes propriedades eletrônicas nesses materiais. Dentre elas destacam-se: as condutividades elevadas devido a índices altos de dopagem, as propriedades crômicas derivadas de diferentes índices de dopagem, e as propriedades optoeletrônicas. Os polímeros condutores também são conhecidos como polímeros não convencionais, polímeros eletrônicos e metais sintéticos e são subdivididos em duas categorias: polímeros condutores extrínsecos e polímeros condutores intrínsecos (PCIs).
De acordo com (ADAMIAN, 2009) os polímeros condutores extrínsecos foram obtidos com a introdução de cargas condutivas, como o negro de fumo ou fibras metálicas, à matriz polimérica.
Também para (ADAMIAN, 2009) no caso dos polímeros condutores intrínsecos, o próprio polímero se torna um condutor, após ser submetido a um processamento específico. Devemos lembrar que a estrutura e a natureza elétrica dos átomos são responsáveis pelas propriedades dos condutores e isolantes, de maneira que um polímero só se torna um condutor ou