Condução térmica em regime transiente
TCA – Engª Mecânica – Profº Gerson
Condução em regime transiente – Teoria complementar
Método da Capacitância Global
A utilização do método da capacitância global é o método mais simples que pode ser utilizado na solução de problemas de condução térmica em regime transiente.
Vimos que para um sólido que experimenta um resfriamento ou aquecimento, podemos calcular o tempo para que seja alcançado um ∆T neste sólido por:
ݐൌ
Note que:
ߩ ܸ ܿ
ܶ െ ܶஶ
݈݊
݄ ܣ௦௨
ܶ െ ܶஶ
݄ܣ௦௨
ܶ െ ܶஶ
ൌ ݁ ݔቈെ ቆ
ቇ ݐ
ܶ െ ܶஶ
ߩܸܿ
ሺܣሻ
A grandeza (ρVcp/hAsup) é interpretada como uma constante de tempo térmica e é representada por:
߬௧ ൌ ቆ
1
ቇ ൫ߩ ܸ ܿ ൯ ൌ ܴ௧ ܥ௧
݄ ܣ௦௨
onde Rt é a resistência à transferência de calor por convecção e Ct é a capacitância térmica global do sólido. Qualquer aumento no valor de Rt ou Ct fará com que o sólido responda mais lentamente a eventuais mudanças no seu ambiente térmico, e, consequentemente, irá aumentar o tempo necessário para que o sistema atinja o equilíbrio térmico.
Para determinar o total de energia transferida Q até um instante de tempo qualquer t, temos: ݐ
ܳ ൌ ൫ߩ ܸ ܿ ൯ሺܶ െ ܶஶ ሻ 1 – ݁ ݔ൬െ ൰൨
߬௧
Validade do Método da Capacitância Global
É importante determinar sob quais condições o método pode ser empregado com precisão satisfatória. Para desenvolver um critério apropriado, vamos considerar a condução térmica, em regime permanente, através de uma parede plana com área A. Apesar de considerar condições de regime permanente, este critério pode ser estendido a processos transientes. Uma superfície é mantida a uma temperatura Tsup,1, enquanto a outra é exposta a um fluido com temperatura
T∞ < Tsup,1. A temperatura dessa superfície em contato com o fluido terá um valor intermediário,
Tsup,2, para o qual T∞ < Tsup,2 < Tsup,1. Assim, para condições de regime permanente, o balanço de energia na superfície fica:
݇ܣ
൫ܶ௦௨,ଵ െ ܶ௦௨,ଶ ൯ ൌ ݄