Trabalho
CURSO TÉCNICO DE PETROQUÍMICA
Tecnologia dos Materiais:
POLÍMEROS CONDUTORES
Belo Horizonte, 2014
1 CONCEITO
Polímeros condutores são materiais orgânicos da classe dos plásticos, em sua maioria derivados do petróleo, capazes de conduzir eletricidade. Segundo (SIMÕES, 2004) polímeros condutores, são materiais plásticos que sob dopagem química, reversível, podem ter condutividade elétrica alterada em mais de quinze ordens de magnitude.
Naturalmente esses polímeros são materiais isolantes elétricos o ou semicondutores de baixa condutividade. Entretanto, à medida que moléculas dopantes são injetadas em sua estrutura processos físico-químicos entram em ação em conseqüência da troca de cargas elétricas entre as moléculas dopantes e as moléculas poliméricas, aumentando enormemente o número de cargas eletrônicas livres que conduzem eletricidade.(SIMÕES, 2004)
Os polímeros condutores também são conhecidos como polímeros não convencionais, polímeros eletrônicos e metais sintéticos e são subdivididos em duas categorias: polímeros condutores extrínsecos e polímeros condutores intrínsecos (PCIs).
De acordo com (ADAMIAN, 2009) os polímeros condutores extrínsecos foram obtidos com a introdução de cargas condutivas, como o negro de fumo ou fibras metálicas, à matriz polimérica. Também para (ADAMIAN, 2009) no caso dos polímeros condutores intrínsecos, o próprio polímero se torna um condutor, após ser submetido a um processamento específico.
2 UTILIZAÇÃO
Os polímeros condutores podem ser utilizados em muitas aplicações. No entanto, eles só vão conseguir entrar no mercado quando oferecerem “algo mais” que os compostos já existentes.
A polianilina tem sido usada como um condutor e para a blindagem eletromagnética de circuitos eletrônicos, e também como inibidora de corrosão;
Derivados do poli(p-fenileno vinileno) são fortes candidatos para a camada ativa na produção