Relatório de Física- Superfícies Equipotenciais
- Cuba Transparente 43x30 cm com 5 mm de água
- Dois Eletrodos Barra
- Dois Eletrodos Disco
- Um Eletrodo Anel
- Ponteira de Metal para medição
- Quatro Cabos banana/banana com derivação
- Fonte de Alimentação de Corrente Contínua
- Multímetro Digital (Voltímetro)
- Cinco Folhas de papel milimetrado.
2- OBJETIVOS:
Produzir um campo elétrico e realizar uma demonstração em desenho das linhas de força atuantes nesse campo e mostrando assim que são equipotenciais.
3- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
3.1- DOIS ELETRODOS CILÍNDRICOS:
- Preparou-se a cuba com um papel milimetrado colado logo abaixo, já com as posições definidas onde os discos, barras e anel ficariam posicionados e acrescentou-se a água.
- Com os cabos banana/banana montou-se o sistema com um cabo fazendo a ligação positiva entre a fonte de alimentação e um dos eletrodos, com outro cabo fez-se a ligação negativa entre a fonte e outro eletrodo e os cabos restantes ligaram o terminal negativo da fonte ao multímetro e o terminal positivo do multímetro a ponteira de medição, ficando de acordo com a imagem abaixo:
- Ligou-se a fonte e foi determinado durante todo o experimento uma tensão de 10V aos eletrodos.
- Com a ponteira de metal procurou-se as tensões 2V, 4V, 6V e 8V e com as coordenadas do papel milimetrado abaixo da cuba marcou-se diversos pontos que foram transferidos para outro papel milimetrado semelhante. A quantidade de pontos deve ser suficiente para uma boa representação de cada linha e deve-se observar que os pontos formam “espelhos”.
3.2- UM ELETRODO CILÍNDRICO E UM ELETRODO BARRA:
- Faz-se uma nova configuração de acordo com a imagem abaixo, onde substituiu-se um eletrodo cilíndrico negativo por um barra.
- Com a fonte também com tensão de 10V e com a ponteira de metal foram novamente identificados pontos com tensões de 2V, 4V, 6V e 8V na cuba e reproduzidos em uma nova folha milimetrada com a quantidade suficiente de pontos para uma boa reprodução.
3.3-