POLIFONIA E INTERTEXTUALIDADE
FICHAMENTO DE SEMINÁRIO
PROFA. REGINA BRITO
ALUNO: Michelle DATA DO SEMINÁRIO: 02/05 2013
POLIFONIA E INTERTEXTUALIDADE
INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS DAS OBRAS LIDAS SOBRE O TEMA (ABNT):
PRIMEIRO SEMINARIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. 2013, CONTAGEM, POLIFONIA E INTERTEXTUALIDADE
ABREU, A. S. Polifonia e Intertextualidade. In: Curso de Redação. São Paulo: Ática, 2005, cap.7, pag: 62 á 67 HANDOUT
RESUMO DAS IDEIAS PRINCIPAIS SOBRE O TEMA ABORDADO
Polifonia: Quando estamos produzindo um texto, nem sempre somos a única voz presente.Quando por intermédio de um processo de Citação colocamos outra voz explicita.Que são mencionadas ou trascritas no texto para completar ou esclarecer um ideia.
Existem dois tipos de Citações, são elas: Citação direta, literal ou textual: É a parte de um texto original sem modificações,sendo mencionado no texto a ser criado, ou seja, é usada a ideia e trechos do primeiro texto que será identificado por aspas.Se subdivide em citações Curtas,que possui até três linhas, citada entre aspas e obedecendo a norma de parágrafo estabelecida no texto, e citações Longas, que contém mais de três linhas, recuo de parágrafo de 4cm, margem esquerda, espaçamento entre linhas simples,fonte arial, e tamanho 10, neste caso não precisa de aspas, mas se introduzir comentário é recomendado usa-las separando assim , a citação do comentário. Citação Indireta ou Livre: Criação de um texto com suas próprias palavras,explicando as ideias e informações do autor referencial, sem nenhuma transcrição do texto origianal, lembrando sempre de citar o autor .
Intertextualidade : Inter= Entre e Textualidade = Texto, é a relação entre dois textos, ocorre quando um texto cita a outro de maneira clara, ou implícita.
Existem sete tipos de intertextualidade, são elas: Epígrafe: Uma frase que da ideia do que o texto retrata,a mesma não é escrito pelo autor, funciona como