Poliestireno
DUARTE, Raphael de Oliveira; GONÇALVES, Thiago Henrique Cardoso; HORTA, Mariana de Melo Almeida; REIS, Wagner Agostinho dos; STRAELH, Rafael Vinicius Silva.
RESUMO: EPS é a sigla internacional do Poliestireno Expandido definida pela norma DIN ISO-1043/78, mais conhecido também como Isopor®, é apropriado de características e propriedades bastante peculiares, tornando-o útil no ramo da construção civil. Suas maiores aplicações nesta área são em juntas de dilatação, isolantes acústicos e térmicos, outra aplicação é o concreto leve que faz com que com a mistura do concreto mude a sua densidade para melhor atender a demanda da obra, lembrando que o maior foco atualmente é aplicação do EPS nas lajes pré-moldadas, visando a redução de peso e custo, além de ser uma solução que visa o meio ambiente por utilizar um material 100% reciclável.
PALAVRAS CHAVE: EPS, Isopor, Aplicação, Construção-civil.
1- INTRODUÇÃO
A construção civil é um ramo onde existem altos investimentos econômicos e tecnológicos. Ao longo dos anos, pesquisas e testes aplicados a esse ramo permitiram a descoberta de novas técnicas e novos materiais que se aplicados corretamente podem trazer uma série de benefícios em uma obra.
Diferentes materiais podem beneficiar uma obra de diferenciadas formas, o EPS vem sendo aplicado no canteiro de obras e tem oferecido bons resultados na sua aplicação. Dentre suas aplicações ele oferece vantagens como isolamento térmico e acústico se usado em paredes e lajes, na promoção da leveza se agregado ao concreto usado para a construção de lajes.
2- COMPOSIÇÃO DO EPS
O EPS é um plástico celular derivado do petróleo, que no estado compacto, é um material rígido, incolor e transparente.
Polímeros termoplásticos, termorrígidos e elastômeros podem ser transformados em materiais expandidos, são submetidos ao processo de espumação onde ocorre a inclusão em sua batelada de um agente de insuflação que perante aquecimento