Características da globalização
Em primeiro lugar, a globalização não pode ser retardada nem ignora‐ da. As poderosas forças que a comandam, ligadas aos avanços tecno‐ lógicos em transporte e comunicações, têm vida própria e são inde‐ pendentes dos governos. Portanto, participar ou não da globalização não é uma escolha, dadas às mudanças irreversíveis no mercado inter‐ nacional. Em segundo lugar, a globalização implica que algumas das antigas distinções entre políticas domésticas tornem‐se cada vez mais irrelevantes. Em terceiro lugar, a integração crescente na economia
15
mundial tem custos econômicos e sociais bem definidos nesta etapa de transição, devido à exposição de setores protegidos, à concorrência internacional e às necessidades de as empresas se adaptarem a escalas compatíveis com o mercado aberto.
Finalmente, o ambiente econômico mundial oferece grandes oportuni‐ dades de integração, mas cada país tem de aproveitá‐las. Uma partici‐ pação crescente na economia internacional possibilita inúmeros benefí‐ cios: essa participação permite uma melhor alocação de recursos em direção aos setores no qual o país tenha vantagens competitivas, au‐ menta a eficiência por meio da concorrência entre as empresas e favo‐ rece a difusão tecnológica e do conhecimento. Com isso, deverá au‐ mentar a convergência de renda entre as nações, na medida em que os países em desenvolvimento terão taxas de crescimento superiores às observadas nos países ricos.