Poliestireno
O Poliestireno é uma das mais antigas resinas sintéticas. Foi em 1831 que um polímero vítreo transparente foi descoberto e pouco tempo depois, proposto para uso prático, mas seu desenvolvimento comercial demorou até o momento em que os métodos satisfatórios para a produção do monômero de estireno fossem encontrados, e até a descoberta de um meio de evitar a polimerização durante o carregamento ou estocagem. O primeiro plástico industrial de poliestireno foi introduzido na Alemanha em 1930. A produção nos Estados Unidos iniciou-se em 1937, porém, em quantidades relativamente insignificantes até 1946. Então, as tremendas facilidades para a produção de estireno,que foram obtidas graças ao programa de borracha sintética da Segunda Guerra Mundial, tornam-se acessíveis para a produção de plásticos(1).
O poliestireno é um polímero aromático sintético feito com monômero de estireno, um líquido derivado da indústria petroquímica. O estireno - insumo básico do PS - é obtido através do etilbenzeno, que por sua vez é derivado do benzeno e do eteno. Esta é a rota normalmente utilizada, mas existe uma outra para obtenção do estireno que está começando a ficar em evidência: é o processo PO/SM para produção do óxido de propeno (PO), onde o estireno (SM) é subproduto, resultando em menor custo com relação ao outro processo.
O poliestireno pode ser rígido ou em espumado, mas geralmente é usado na sua forma branca, dura e quebradiça. é considerada uma resina muito barata, sendo usada como uma eficiente barreira contra o oxigênio e vapor d'água, tendo um ponto de fusão relativamente baixo. O poliestireno é um dos plásticos mais utilizados no mundo, sendo produzidas milhões de toneladas anualmente, O poliestireno pode ser naturalmente transparente, mas geralmente é colorido com o uso de corantes. Geralmente, é utilizado como uma embalagem de proteção(2).
2. OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Realizar a síntese do poliestireno, a partir do estireno.
OBJETIVO ESPECÍFICO