ORIGEM DA FILOSOFIA
A ORIGEM DA FILOSOFIA
Filosofia significa, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo o saber (p.19).
Para os filósofos o que importa é o conhecimento o saber, eles contemplam, julgam e avaliam as coisas, a natureza as ações humanas o pensamento, não existe verdade absoluta.
A FILOSOFIA É GREGA
A filosofia, entendia como aspirações ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana e do próprio pensamento, é um fato tipicamente grego (p. 20).
A filosofia tem sua origem na Grécia, nos jogos olímpicos, um dos maiores eventos gregos, existiam três classes os comerciantes, os competidores e os observadores (filósofos), nesta época a sabedoria vinha dos deuses, mais o homem pode almejá-la, devido a fatos históricos e políticos, tem características gregas como: pensamento, as técnicas, as ações, as outras sociedades tinham seus próprios conhecimento, só não existia filosofia. Os acontecimentos históricos e políticos disseminaram este pensamento na cultura européia ocidental e com a colonização portuguesa nas terras brasileiras.
Foi através dos pensamentos que foi instituído o sentido e sugiram as ciências como biologia, pedagogia, farmácia, medicina e física etc. A disseminação desses conhecimentos foram assimilados por culturas extremamente diferentes da onde nasceu a filosofia.
O LEGADO DA FILOSOFIA GREGA PARA O OCIDENTE EUROPEU
As principais contribuições do legado da filosofia grega foram: As ideias naturais e os princípios necessários e universais. Ex.: a lei da gravitação. As ideias universais não vêm de mistérios, nem revelados por divindades, são conhecimentos que o pensamento humano por sua própria força e capacidade (p.22). É devido às ideias que nosso pensamento diferencia do verdadeiro do falso.· A pratica política, a ação moral, as técnicas e as artes, são livres e escolhemos de acordo com nossos princípios, depende do nosso estado racional ou emocional, e não por força