Poliestireno
Símbolo:
O poliestireno (PS) é um polímero sintético de adição, que é formado pela adição sucessiva de monômeros do estireno, também chamado de vinil-benzeno, que é um líquido oleoso cujas moléculas são formadas por benzeno e etileno:
Esse polímero foi descoberto em 1839 e passou a ser produzido comercialmente em 1930. Suas principais características são:
Fácil processamento por moldagem a quente
Fácil coloração
Baixo custo
Semelhante ao vidro
Elevada resistência a álcalis e ácidos
Baixa densidade e absorção de umidade
Baixa resistência a solventes orgânicos, calor e intempéries.
Ele possui uma ampla gama de aplicações, visto que pode ser produzido com tratamentos diferentes e formar três tipos de poliestireno. Veja cada um:
Poliestireno: Visto que possui vários anéis benzênicos nas suas cadeias poliméricas, ele possui uma aparência semelhante ao vidro, tendo em vista que esses anéis se atraem uns aos outros e tornam o plástico mais rígido. Esse empacotamento das cadeias faz com que ele fique transparente e com um alto índice de refração, ou seja, com o brilho parecido com o do vidro.
Aplicações: copos descartáveis usados para tomar água, pentes, escovas, embalagens de pós compactos e sombras, brinquedos, caixinhas de CDs e equipamentos de laboratório, tais como pipetas descartáveis, seringas, béqueres e funis de plásticos, bem como tubos de centrifugador, como os mostrados abaixo:
Poliestireno de alto impacto: É produzido adicionando-se ao poliestireno 10% de polibutadieno ou de estirenobutadieno, tornando-se bastante resistente.
Aplicações: Utensílios domésticos rígidos, tais como pentes, cabides, bandejas, caixas de plástico organizadoras, brinquedos, revestimentos de portas de geladeiras, potes de margarina, disjuntores, embalagens de pastas, etc.
Poliestireno expandido (isopor): Durante a reação de polimerização a quente, são adicionados certos gases que levam à sua expansão, formando o tão