Policias e judiciário: A Polemica do Prende e Solta
POLÍCIAS E JUDICIÁRIO: A POLÊMICA DO PRENDE E SOLTA
Chapecó
2012
ELIANE THIBES DE CAMPOS
POLÍCIAS E JUDICIÁRIO: A POLÊMICA DO PRENDE E SOLTA
Artigo Monográfico apresentado ao curso de Pós-Graduação em Especialização em Gestão de Segurança Pública, da Faculdade Barddal, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão de Segurança Pública.
Orientador: Prof. Dr. Luiz Carlos Chaves.
Chapecó
2012
ELIANE THIBES DE CAMPOS
POLÍCIAS E JUDICIÁRIO: A POLÊMICA DO PRENDE E SOLTA
Este Artigo Monográfico foi julgado adequado a obtenção do título de Especialista em Gestão de Segurança Pública e aprovado em sua forma final pela Pós-Graduação em Especialização em Gestão de Segurança Pública, da Faculdade Barddal.
Chapecó, 20 de Outubro de 2012.
__________________________________________________________
Orientador: Prof. Luiz Carlos chaves, Dr.
RESUMO
Diante do aumento das taxas de criminalidade, a sociedade brasileira apela para o poder repressivo do Estado e para a prisão como solução dos males causados pela escalada do crime e da violência.
No momento de banalização criminal em que vive o Brasil, a legislação penal e processual é considerada por muitos, branda, o que reflete no alto índice de reincidência do acusado, podendo favorecer a ideia de que “a polícia prende e a Justiça solta” e afetar a credibilidade do sistema judicial.
Flexibilidade da legislação associada à divergência de interpretação jurídica, além da burocracia, geram situações que mantêm criminosos fora das prisões.
O presente artigo pretende refletir sobre alguns questionamentos,