Temas comentados
Tema 1 - O JOVEM E O DESEMPREGO
Na área do trabalho, jovem é aquele que tem entre 16 e 24 anos, o equivalente a 20% da População Economicamente Ativa (PEA).
Tema
Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que um em cada cinco desempregados no mundo tem entre 15 e 24 anos. Isso soma 88 milhões de pessoas, ou mais de 40% do total de desempregados.
No Brasil, segundo o mesmo estudo, estão desempregadas 45% das pessoas com idades entre 16 e 24 anos, taxa muito superior à do desemprego em geral.
(Em pesquisa realizada pelo governo federal, através do Ministério do Trabalho, constatou-se que os mais jovens significam 44% do total de desocupados.)
Dados estatísticos
Pesquisa divulgada hoje pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostra que 45,5% do total de desempregados brasileiros têm entre 16 e 24 anos. Ao mesmo tempo, os jovens representam apenas 25% da população economicamente ativa.
Causas
As empresas alegam falta de experiência, excesso de encargos sociais na contratação e exagero das despesas na demissão.
Para o Dieese, o jovem enfrenta ainda mais dificuldades em mercados de trabalho menos dinâmicos porque é obrigado a concorrer com uma massa de pessoas que possuem maior experiência profissional.
Para especialistas, os jovens apresentam baixa qualificação.
O estudo mostra que jornadas pesadas de trabalho contribuem para afastar o jovem da escola. Nas seis regiões, a maior jornada semanal média foi encontrada em Recife, onde os jovens trabalham em média 44 horas semanais - o limite legal.
Efeito
De acordo com os dados da OIT, a economia informal tem sido a única alternativa para 93% dos jovens que procuram o mercado a cada ano.
Sugestões
São necessárias políticas públicas que permitam que o jovem continue a estudar e aumente sua escolaridade antes de ingressar no mercado de trabalho.
A situação do Brasil só vai melhorar quando o país voltar a