Policia comunitária: mecanismo de prevençâo à criminalidade
POLICIA COMUNITÁRIA: MECANISMO DE PREVENÇÂO À CRIMINALIDADE
Palmas, 2011
Averaldo Viana Ribeiro Pereira
POLICIA COMUNITÁRIA: MECANISMO DE PREVENÇÂO À CRIMINALIDADE.
Monografia apresentada como requisito parcial da disciplina de Trabalho de Curso em Direito II (TCD II), para a obtenção do Título de Bacharel em Direito, do Curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA.
Orientador: Prof. Esp. Waldir Yuri Daher Lopes da Rocha.
Palmas,
2011
Dedico,
A Deus e à Virgem Maria, que me protegem e auxiliam nesta caminhada pela vida.
Aos meus pais, Antero e Neide, que me deram as primeiras lições de amor ao próximo.
A Quinara, esposa e companheira, e meus filhos, Mariano e Laura Raquel, por seus amores, carinhos e admirações.
Agradeço,
Agradeço primeiramente a Deus pela sua fidelidade, providência, e, acima de tudo, por ter me ensinado a tirar força da minha fraqueza, a perseverar em tempos difíceis e a nunca retroceder.
Ao professor Yuri Daher, pela tolerância, dedicação e principalmente compreensão no período de desenvolvimento deste trabalho.
Em especial, agradeço à minha família essa conquista, a qual foi a grande responsável pela minha trajetória de sucessos até aqui.
RESUMO
O objetivo deste estudo é abordar a polícia comunitária, destacando sua função e contribuição para o combate à criminalidade, destacando a importância da adoção de medidas democráticas e de caráter preventivo para a manutenção do equilíbrio da paz social. O estudo foi baseado em uma revisão de literatura sobre o tema. Concluiu-se que a polícia comunitária pode ser considerada um mecanismo de prevenção à criminalidade, por estar diretamente em contato com a comunidade, promover uma boa imagem da autoridade policial junto aos cidadãos, e realizar ações educativas