RESPONSABILIDADE SOCIAL DA POLÍCIA COMUNITÁRIA: BASE COMUNITÁRIA DE SEGURANÇA, VETOR DA POLÍCIA MILITAR, NA PREVENÇÃO PRIMÁRIA.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO E ESTUDOS SUPERIORES “CEL PM NELSON FREIRE TERRA”
CURSO DE SUPERIOR DE POLÍCIA I – 2009
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA.
RESPONSABILIDADE SOCIAL DA POLÍCIA COMUNITÁRIA: BASE COMUNITÁRIA DE SEGURANÇA, VETOR DA POLÍCIA MILITAR, NA PREVENÇÃO PRIMÁRIA.
Ten Cel PM Vitor Maurício Gusmão Lopes – 50° BPM/I
São Paulo
Dezembro/2008
SUMÁRIO
APRESENTAÇÂO.................................................................................................. 03
OBJETIVOS 15
PROBLEMÁTICA 16
JUSTIFICATIVA 18
HIPÓTESES 20
METODOLOGIA 21
CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFERÊNCIAS 23
APRESENTAÇÂO
As transformações de ordem econômica, política, social e cultural que o mundo contemporâneo vivenciou, determinou novos modelos de relações entre instituições e mercados, organizações e sociedade, essa globalização implementou relações que busquem a aproximação dos interesses das organizações com os interesses da sociedade, resultando em esforços múltiplos para o atendimento de objetivos comuns. Surge assim um moderno modelo de organização (organização–cidadã) voltada a elevação do padrão de qualidade de vida de suas comunidades, por meio do desenvolvimento de um processo denominado responsabilidade social.
Etimologicamente a palavra responsabilidade deriva do latim respondere, responder. Segundo o dicionário Aurélio, responsabilidade é “a qualidade ou condição de responsável”, que “responde pelos próprios atos ou pelos de outrem”, que “responde legal ou moralmente pela vida, pelo bem estar, etc., de alguém”. Essas diferentes significações indicadas para o termo, suscitam questões ligadas à área do dever, da obrigação legal ou moral que, por sua vez, nos leva ao campo da ética, que definida no dicionário Aurélio como o “Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de