Aristoteles
Influencia do Pensamento de Aristóteles no Direito
Trabalho apresentado ao Prof. Doutorando Mse. Fernando Azeredo pela aluna Jocelaine de O. Bertollo
Curitiba
Introdução
Aristóteles nasceu em 384 a.C. em Estagira, na Tracia, filho de um medico, aos 17 anos foi enviado à Academia de Platão, e tornou-se seu discipulo, na cidade de Atenas, onde estudou e produziu filosofia durante 20 anos. Ele, tem o objetivo de atacar a escola rival, de Isócrates, segundo a qual a finalidade do ensino era levar os alunos a dominar a retórica para serem capazes de defender qualquer ponto de vista, dependendo do interesse. Na Academia, a finalidade da educação era alcançar a sabedoria. Com a morte de Platão, em 347 a.C., Aristóteles mudou-se para Assos. Em 343 a.C., foi chamado por Felipe II, da Macedônia, para educar seu filho, Alexandre, e permaneceu na função durante anos, até que Alexandre começou a conquistar um vasto império. De volta a Atenas, Aristóteles fundou a própria escola, o Liceu, desenvolvendo uma obra marcadamente antiplatônica. Nesta escola estudava entre outras matérias a ética, a retórica, Historia política do Governo e da Teoria Politica. Criando-se uma grande biblioteca da antiguidade. Depois da morte de Alexandre, Aristóteles passou a ser perseguido por ter colaborado na educação do imperador macedônio. Refugiou-se em Calcis, onde morreu em 322 a.C.
Aristóteles ensinava que todo o conhecimento e todo o trabalho visa algum bem. O bem é a finalidade de toda a ação. A busca do bem é o que difere a ação humana da de todos os outros animais.
Como Platão, seu mestre, o que ele considera são as virtudes éticas como habilidades complexas racionais, emocionais e sociais, mas rejeita a ideia de Platão de que a formação em ciências e metafísica é um pré-requisito necessário para um entendimento completo de bem. Segundo ele, o que precisamos, a fim