Poliandria
Por poliandria (grego: poly- muitos, andros- homem) entende-se a união em que uma só mulher é ligada a dois ou mais maridos ao mesmo tempo. É o oposto da poligamia, forma de poligamia em que um homem possui duas ou mais esposas. É crença comum de muitos antropólogos que a forma mais comum de poliandria é aquela em que dois ou mais irmãos desposam a mesma mulher. É notável que a poliandria é um tipo de poligamia menos frequente na história da humanidade que o é a poligamia, por vários motivos. O historiador estadunidense Edward McNall Burns observa que: "(a poliandria) parece desenvolver-se sob condições de extrema pobreza, em que vários homens precisam reunir os seus recursos para comprar ou sustentar uma esposa, ou em que o infanticídio feminino é praticado como meio de controlar o crescimento da população. Este último costume não tarda a produzir um excesso de indivíduos masculinos.
Poliandria e religião
A poliandria é expressamente proibida na Bíblia hebraica, pois é considerada adultério, o que acarreta pesados ónus para as mulheres praticantes e os nascidos de tais relações. O Islamismo também veta esse tipo de poligamia, apesar de aceitar a poligamia.
A poliandria é um dos principais problemas encontrados na poligamia de Smith e muitas questões a rodeiam. Primeiramente, por que ele preferia casamentos poliândricos? ... Um equívoco comum sobre a poliandria e Joseph Smith é a de que ele participou de apenas uma ou duas dessas uniões não usuais. Porém, um terço de suas esposas plurais (onze delas) era casado civilmente com outros homens quando se casaram com ele. Se alguém usar uma perspectiva cronológica, perceberá que das primeiras doze mulheres de Smith, nove eram poliândricas. Portanto, neste período inicial, a poliandria foi a norma e não a excessão ...
Ocorrências
Há ou houve ocorrências de poliandria no Tibete, no Ártico Canadense, no