Diversos
Educação não – formal na pedagogia social.
Na educação não formal a educação é feita através de ambientes interativos, ou seja, aquela que não é feita na escola, o educando aprende “na vida”. A presença dos participantes não é obrigatória, o educando pode optar em participar ou não. Cabe ao pedagogo atuar nesse campo, ele deve trabalhar como coletivo e se atentar com os processos de construção de aprendizagens e saberes coletivos.
Os objetivos desta educação é capacitar os indivíduos do mundo para mundo, é preparar os mesmo sobre o conhecimento do mundo e suas relações sociais. Esta educação não tem como prioridade os seus objetivos, até mesmo porque os mesmo se constroem no meio no processo educativo de acordo com a necessidade que o grupo estiver vivendo no momento. Ela também exercita a cidadania e a convivência social, do mesmo modo em que educa para a civilização, ou seja, o individuo pode não concordar com determinado coisa, ele não precisa ser obrigado a concordar, porem com esta educação ele aprende a confrontar seus ideais sem violência, barbárie etc. Suas metodologias de aprendizagem partem da cultura do grupo e o método parte através da problematização da vida.
A atuação do pedagogo nesta área deve ser de extrema dedicação do mesmo, pois o profissional nesta área deve ter a sensibilidade de conhecer as necessidades do seu educando, afim de, ajudar a supera-los, orientando quanto aos seus conhecimentos de mundo. O pedagogo deve saber “sentir” o seu educando quando aos suas necessidades diárias e seus conflitos interiores.
ETAPA 4
Brinquedoteca Escolar
INTRODUÇÃO
Por que será que toda criança ao entrar no primeiro ano do ensino fundamental deixa de brincar? Por que as escolas não oferecem esse momento para essas crianças? Normalmente se estereotipa essas crianças, quando elas saem da educação infantil deixam de ser criança, vira gente grande! Não é bem assim, o objetivo central deste projeto é implantar uma brinquedoteca em