ciencias sociais
A fonte Dionne em Tonnerre, França, representa muito mais do que um local onde a água brota completamente cristalina do meio do nada. É um marco do passado onde as pessoas se reuniam para lavar roupas. Hoje com a modernização de máquinas esse local é um ponto turístico interessante e místico mas que guarda memórias de um lugar comunitário e de encontro dos habitantes do local.
Até o século XIX poucos eram os espaços considerados públicos. Isso porque templos e igrejas, por exemplo, tinham o acesso controlado por pessoas ligadas ao espaço. O considerado público geralmente constituíam espaços ao ar livre e sem equipamentos.
O século XIX é um marco para o espaço público como ambiente construído, uma vez que é com os recursos fornecidos pela comunidade que são construídos edifícios que podemos tomar como referência até os dias de hoje.
A revolução industrial exerce um importante papel nesse contexto, onde o mercado de massa e aceleração do sistema de produção, propiciam a criação de mercados fechados, estações ferroviárias e de metrô, entre outras coisas.
Vichy, na França é um exemplo de local onde o turismo une pessoas. Elas procuram a cura para seus males nos poderes medicinais da água que lá existe. Além de toda a promessa do tratamento, os visitantes encontram boa estrutura e conforto para sua passagem, com comércio, restaurantes e um cassino.
O comércio mostra-se como ferramenta essencial para o funcionamento do intercâmbio social uma vez que com a venda de produtos há juntamente uma troca de informações e notícias.
Os salões de mercado de Paris modificaram o conceito até então