polaridade
POLARIDADE MOLECULAR E SOLUBILIDADE DE SUBSTÂNCIAS
1) OBJETIVO
A finalidade desta aula é constar, na prática, evidencias de que algumas substâncias são formadas por moléculas polares, enquanto outras são constituídas por moléculas apolares. A natureza iônica, polar ou apolar, de uma substância influi na sua solubilidade em determinados solventes; por isso, nesta aula verificamos também a solubilidade de alguns compostos.
2) MATERIAL NECESSÁRIO
1-Substâncias
- Cloreto de Sódio (NaCl).
-Açúcar (C12H22O11)
-Enxofre
-Álcool Etílico (C2H5OH)
-Água (H2O)
-Álcool Butílico (C4H10O)
2-Vidrarias
-Pipeta Graduada
-Tubos de ensaio
3-Materiais Diversos
-Pisseta
-Pera
3) INTRODUÇÃO TEÓRICA
O presente trabalho visa relatar os testes de solubilidade de algumas substâncias, com o objetivo de classificá-los de acordo com sua interação com determinado solvente, os quais serão identificados na prática laboratorial e, por conseguinte descrevidos. O conceito de solubilidade, de forma geral é a capacidade de uma substância tem de se dissolver em outra. E solução é uma mistura de soluto mais solvente, em uma única fase podendo assim ser classificada como homogênea
Define-se:
1. Solvente: Este é o componente da solução que se apresenta em maior quantidade. Freqüentemente, mas não necessariamente, ele é a água, o que caracteriza uma solução aquosa. Em nosso curso trataremos apenas de solução aquosa.
2. Soluto: Este é o componente que, usualmente, se apresenta em menor quantidade. É a substância que se dissolve no solvente.
3.
Quando uma substância sólida se dissolve em um líquido, o sólido parece desaparecer. As partículas do sólido de tamanhos visíveis se quebram em partículas minúsculas que são distribuídas ao acaso através do líquido, e o líquido permanece transparente, o que dá sentido de ser homogênea, isto é, de composição única. O soluto forma uma espécie de ligação