Polaridade
Polos de um imã: Colocando-se um imã em contato com fragmentos de ferro, observa-se que ela adere ao imã, predominante nas regiões extremas. Essas regiões são os polos do imã. Ações entre polos de imãs Experimentalmente constata-se que polos de mesmo nome ( norte e norte, sul e sul) se repelem e polos de nomes contrarios (sul e norte) se atraem.
Inseparabilidade des polos de um imã Ao serarmos imã reto transversalmente, cada parte obtida não apresenta um polo unico. Surgem na região de corte polos de nomes contrários aos dos extermos, se modo que cada parte obtida é um novo imã, completo. Isso significa que não é possivel separar os polos de um imã e obter partes com um polo somente. Se serrarmos transversalmente as partes abtidas, teremos pastes menores que saõ ainda imãs completos. Assim procedendo secessivamente, atingiremos o nível microscópicamente, como a obtenção de pequenos imãs. São os imãs elemnetares . Imãs permanentes e imãs temporários
Existem corpos constituidos de certos materiais que, ao serem aproximados de um imã, facilmente se magnetizam, isto é, convertem-se em outros imãs. Tais materiais são chamados ferromagnéticos. É o caso, por exemplo do ferro, do cobalto, do niquel e de ligas especiais, como o alnico.
Campo Magnético
Um imã origina numa região ao seu redor um campo magnético (B) o que se pode comprovar colocando nessa região um