aprendizagem pedagogica
A importância do ambiente escolar para Educação Infantil
Devemos analisar os ambientes onde são instaladas as creches e pré-escolas. Deve ser um espaço favorável para que possa conter todos os requisitos apropriados para um bom aproveitamento do ensino e aprendizagem das crianças.
Antes de qualquer coisa, deve-se planejar o espaço para ter um ambiente físico apropriado, não apenas com características básicas como espaço para uma boa higiene, boa iluminação e bem arejado, mas também pensar no espaço para o perfeito desenvolvimento do currículo elaborado para uma boa aula e um bom resultado no final.
Enfeitar as salas com letras, desenhos, papéis para as crianças pintarem livremente, números e trabalhos feitos por elas mesmas, ajuda a criança a reconhecer símbolos e estimula sua imaginação e criatividade. E esse ambiente deve ser bem planejado pelo professor, que é o mediador nesse ambiente de aprendizagem.
Embora o ambiente escolar tenha suas ideologias e rotinas, as crianças devem se sentir à vontade para expressar suas ideias e emoções, pois, apesar das regras estipuladas pelas creches e pré-escolas, cada criança é diferente umas das outras, com ideias e pensamentos próprios.
Numa creche ou pré-escola que tenha um bom espaço físico, pode se constituir um rico ambiente para a interação das crianças. Os chamados “cantinhos”, que deixam as crianças à vontade para escolherem do querem brincar, tendo o professor que apenas auxilia-las nas brincadeiras escolhidas. Aulas fora da sala como nos pátios abertos ou parquinhos para que as crianças brinquem ao ar livre. Algumas escolas com espaços físicos maiores também podem conter uma área verde com chão de barro e areia para a criança explorar. Sala de vídeo e sala para atividades com pinturas, argila e massinha também auxilia a criança para conhecer novas texturas e cores.
Todos esses espaços dentro das escolas trará um melhor aproveitamento do