ORIENTACAO
A apresentação de uma monografia, seja de conclusão de uma disciplina, seja de conclusão de curso, se constitui como uma consolidação de toda uma jornada destinada na redação de uma pesquisa. Dessa forma, o pesquisador ou pesquisadora deve leva em conta que na sua apresentação ele não precisa falar tudo que escreveu, mas apenas fazer uma síntese de sua escrita. Esse procedimento deve ser seguido porque quando o professor ou a banca examinadora avalia a apresentação, eles já leram a monografia. Torna-se então repetitivo para eles terem que ouvir tudo aquilo que já foi lido. Então, deve-se apresentar a monografia de uma forma ou de uma natureza distinta do texto monográfico. Eis, um guia sugestivo de apresentação por meio de slides (data show)1.
OBS: PROCUREM COLOCAR A IMAGEM DA CAPA AO LONGO DOS SLIDES OU COMO FUNDO OU AO LADO DO TEXTO!!
SLIDE 1: CAPA DA MONOGRAFIA COM A CAPA FANTASIA.
SLIDE 2 OU MAIS: SUMÁRIO. Deve-se ser explicado cada tópico. Explicam-se as razões de ter escolhido cada tópico. Dizer o que cada tópico trata. Falar de forma resumida e sintética, sem precisar fazer fundamentações teóricas e metodológicas.
SLIDE 3 OU MAIS: INTRODUÇÃO. Colocar apenas a origem do interesse da pesquisa; o local da pesquisa; as problematizações ou questionamentos da pesquisa; os autores trabalhados na pesquisa; as contribuições que a pesquisa pode dar.
SLIDE 4 OU MAIS: OBJETIVOS. Descrever o objetivo geral e os objetivos específicos. É importante que sejam devidamente explicados, sem ficar apenas lendo.
SLIDE 5 OU MAIS: AS PROBLEMATIZAÇÕES OU QUESTIONAMENTOS. São as perguntas retiradas da introdução derivadas do projeto de pesquisa
SLIDE 6 OU MAIS: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. Apresentar apenas um tópico teórico que mais retrata a temática. Por exemplo, se a monografia tiver dois ou mais capítulos teóricos, selecione aquele que mais diretamente tem a ver com a sua temática. No caso da Disciplina Pesquisa Educacional II,