Relatório Madeira
Ensaio da Madeira IV
Resistência à compressão – Fibras em paralelo
19 de março de 2014
Objetivo
Partindo das características físicas de amostras de madeira e de acordo com a NBR 7190 sobre projetos de estruturas de madeira, dá-se continuação ao ensaio de resistência a compressão. Neste ensaio foi usado 1 (um) corpo de prova de seção retangular do lote considerado.
Aparelhagem e Instrumentação
Prensa mecânica.
Execução do Ensaio
No dia 19 de março foi realizado o ensaio para determinar a resistência à compressão da madeira. Foi utilizada 1 (uma) peça de madeira com seção retangular e em temperatura ambiente, a qual foi colocada na prensa de forma que gerasse um ângulo de zero grau entre suas fibras e o esforço (paralelo), e assim submetida uma carga que a comprimiu. Após retirá-la da prensa, foi observado que a madeira sofreu cisalhamento, ou seja, o corpo de prova acabou por romper-se devido à compressão gerada pela máquina.
Resultados do Ensaio
RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
PARALELA AS FIBRAS
LARGURA 1: 49,90 mm
LARGURA 2: 49,90 mm
FORÇA LIMITE 200 kN
FORÇA MÁXIMA 105.987,18 N
TENSÃO MÁXIMA 42,56 Mpa
Conclusão
De acordo com a NBR 7190 sobre projetos de estruturas de madeira, devem ser ensaiados 12 corpos de prova para uma conclusão acerca do lote, no entanto, foram ensaiados apenas 2 (dois), onde observou-se que a amostra com fibras paralelas ao esforço sofreu cisalhamento.
Bibliografia
ABNT NBR 7190