RELATORIO 1 DE MATERIAIS Madeira
Á TRAÇÃO DA MADEIRA.
Palmas/TO
2014
EVELYN CRISTINA DE SOUZA COELHO
ENSAIO II: DETERMINAÇÃO DE RESISTÊNCIA
Á TRAÇÂO DA MADEIRA.
“Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de Materiais de Engenharia Civil do Curso Superior Engenharia Civil do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA, ministrada pelo Profº. Miguel Angelo de Negri na turma 3312.”
Palmas/TO
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 5
3. MATERIAIS 6
4. METODOS 7
5. RESULTADO 8
6. CONCLUSÃO 10
7. REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO
No dia 11 de novembro de 2014, pela turma 3312- Materiais de Construção Civil - 2014/2, pela CEULP/Ulbra, foi realizado o Ensaio I no laboratório materiais, em virtude de determinar à resistência a compressão na madeira foi pega duas amostras de madeira, a primeira marca para teste era a jatobá, a segunda Angelin. No final do ensaio poderemos determinar a resistência de cada e se estão dentro das normas NBR 12118 e da NBR 6136.
2. OBJETIVO Determinação de resistência à tração em duas barras de madeira tem como base nas seguintes normas: NBR 6230 - Descreve os procedimentos gerais que se aplicam aos ensaios de materiais e madeiras. O método baseia-se na determinação da resistência à compressão paralela as fibras da madeira.
3. MATERIAIS Prensa hidráulica P.C. 200
Paquímetro
Duas toras de madeira
Régua
4. MÉTODOS O Primeiramente foi pego o pedaço de madeira de angelin, e o foi medido todas suas dimensões, posteriormente colocado na prensa hidráulica paralela ao sentido da fibra assim para determinar a pressão que essa madeira suportar. Em seguida foi pego o pedaço da amostra de jatobá, foi medida suas dimensões, e levado ate a prensa hidráulica P.C. 200 e colocado na posição vertical, para que suas fibras ficar-se paralela, para determinar a resistência de compressão dessa