Relatório de anatomia da madeira
O objetivo geral deste relatório foi o de acrescentar e reforçar nossos estudos na disciplina de anatomia da madeira. O material contém breves dados das espécies estudadas, sendo elas Araucária angustifólia, Pinus elliotti, Podocarpus lambertti e Taxus baccata, assim como os desenhos de seus respectivos planos anatômicos (x, r, t). Durante a realização deste trabalho foram utilizadas informações adquiridas em sala de aula, pesquisa em livros e pesquisa na internet.
Introdução
Pesquisando cada espécie de árvore, desenhando cada plano anatômico e redigindo este relatório confirmamos que o objetivo do mesmo, acrescentar e reforçar os estudos na disciplina de anatomia da madeira, foi alcançado com sucesso.
Materiais e métodos
Os materiais utilizados para a realização deste relatório foram: * Anotações adquiridas em sala de aula; * Pesquisa em livros; * Pesquisa na internet; * Grafite (para realização dos desenhos)
Coletar informações sobre as espécies, utilizar o procedimento de comparação e desenhar os planos anatômicos foram os métodos empregados.
Resultados e discussões 1. Araucaria angustifólia
A Araucária angustifólia apresenta pontoações areoladas intertraqueoidais, de forma hexagonal e em arranjo alterno na face radial dos traqueídeos. Possui também raios homogêneos e parênquima axial praticamente ausente. Nesta espécie não há ocorrência de traqueídeos radiais, espessamentos espiralados e canais resiníferos.
Planos anatômicos encontrados em anexo (1). 2. Pinus eliotti
A madeira de Pinus eliotti apresenta estrutura radial heterocelular com traqueídeos radiais. O Pinus também apresenta canais resiníferos longitudinais. É de grande importância saber o número de células que revestem os canais resiníferos e as características do toro nas pontoações areoladas intertraqueoidais.
Planos anatômicos encontrados em anexo (2). 3. Podocarpus lambertti
As características anatômicas do Podocarpus lamberti são: a grande