Anatomia da Madeira - Anéis de Crescimento
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
Relatório de Aula Prática- Anatomia da Madeira
Medição de Anéis de Crescimento
Sinop- MT,
Novembro de 2014.
Relatório de Aula Prática- Anatomia da Madeira
Medição de Anéis de Crescimento
Relatório de aula prática apresentado na disciplina de Anatomia vegetal do curso de Engenharia Florestal – UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso, sob a orientação da professora Andréia Alves Botin.
Sinop-MT,
Novembro de 2014.
Introdução
Segundo Worbes (1995), para avaliar o crescimento de uma árvore a dendrocronologia utiliza-se de métodos e técnicas que possibilitam a datação de uma determinada árvore. Por exemplo, a partir da contagem e mensuração da largura dos anéis de crescimento é possível determinar a velocidade de crescimento das mesmas, bem como estimar a idade adequada de abate.
A medição dos anéis é uma valiosa ferramenta para obter informação adequada ao manejo, conservação dos recursos naturais e também para avaliar a qualidade da madeira.
É através da sensibilidade das espécies arbóreas ao meio ambiente que permitem ficar registrados nos denominados anéis de crescimento, estes anéis são produtos de uma realidade ambiental diversa e cíclica.
Dependendo da espécie e da região determinadas espécies de arvores o registro desses fatores são indiscutíveis, por exemplo, como visto em aula nas coníferas e regiões de climas temperados os registros de crescimento nos anéis são bem mais nítidos.
Neste relatório será apresentado os métodos e materiais utilizados para a medição dos anéis de crescimento de uma folhosa.
Desenvolvimento
O disco retirado da espécie Cambará passou por um tratamento simples antes de leva-lo ao laboratório. O disco foi coletado próximo a