Polaridade de Transformadores Monofásicos
Faculdade de Engenharia Elétrica
Graduação em Engenharia Biomédica
Experimental de Conversão de Energia
Relatório 1 – Polaridade de Transformadores Monofásicos
Uberlandia, 2014
Sumário
1. Resumo 2
2. Introdução 2
3. Objetivos 4
4. Materiais Utilizados 4
5. Procedimento Experimental 4
6. Questionário 6
7. Conclusão 7
8. Referências Bibliográficas 7
1. Resumo
Este experimento foi realizado com o objetivo de verificar as polaridades de transformadores monofásicos. Para isso foram usados dois usuais de determinação da polaridade dos transformadores: Método da Corrente Alternada e Método do Golpe Indutivo.
Assim, foram feitas as ligações necessárias e as medições, de acordo com o roteiro de cada método. Desse modo pode-se verificar de fato como essas polaridades são medidas, e seus resultados foram satisfatórios, sendo que tanto o método do Golpe indutivo como o da corrente alternada apresentaram os mesmos resultados.
2. Introdução
O transformador é um dispositivo que abaixa ou aumenta níveis de tensão. Em corrente alternada, isso é importante porque em alguns momentos é necessário fazer essa conversão no processo de transmissão de energia elétrica. Esse aparelho é constituído, basicamente, por duas partes: enrolamentos, que serão percorridos por corrente elétrica e o núcleo, em que é induzido um campo magnético devido à corrente elétrica que circula na bobina. Portanto, os fenômenos físicos que rege no funcionamento de um transformador são modelados pela Lei de Lenz e pela Lei de Faraday.
A marcação da polaridade dos terminais dos enrolamentos de um transformador monofásico indica quais são os terminais positivos e negativos em um determinado instante, isto é, a relação entre os sentidos momentâneos da f.e.m nos enrolamentos primário e