TRansformadores
1.6 MARCAS DE POLARIDADE
As marcas de polaridade são os símbolos utilizados para identificar as polaridades dos terminais de um transformador.
Num transformador, a intensidade da corrente secundária e a sua relação de fase com a tensão secundária dependem da natureza da carga, entretanto, a cada instante o sentido dessa corrente deve ser tal que se oponha a qualquer variação no valor do fluxo magnético Ø. Esta condição está de acordo com a lei de Lenz: o sentido da corrente induzida sempre contrária a causa que lhe deu a origem.
A Figura 45 mostra um transformador monofásico com enrolamento do primário no sentido anti-horário e o do secundário no sentido horário. Considerando a corrente instantânea I1 crescente entrando no terminal superior do enrolamento primário, criará um fluxo magnético Ø crescente, que circulará no núcleo no sentido horário (regra da mão direita). Para que a lei de Lenz seja satisfeita, a corrente secundária I2 deverá sair do terminal superior do enrolamento secundário.
Figura 45: Transformador – enrolamento secundário no sentido horário.
A Figura 46, mostra também um transformador monofásico, com uma única diferença em relação à figura anterior: o enrolamento do secundário está no sentido anti-horário.
Para este caso, a corrente secundária I2 deverá sair do terminal inferior do enrolamento secundário. Figura 46: Transformador – enrolamento secundário no sentido anti-horário.
É óbvio que, o sentido da corrente instantânea no secundário depende exclusivamente do sentido relativo dos enrolamentos. Para indicar os sentidos dos enrolamentos é que se utiliza o conceito de polaridade.
68
MÁQUINAS ELÉTRICAS
Regra de Polaridade:
No enrolamento primário a corrente entra pela marca de polaridade, enquanto que no enrolamento secundário a corrente sai pela marca de polaridade.
1.6.1 Polaridade Aditiva ou Subtrativa
Polaridade Subtrativa: é quando os fluxos dos enrolamentos primário e secundário
se