Máquinas elétricas
TRANSFORMADOR DE POTÊNCIA
Resumo Estudo sobre trans formador de potência monofásico e trifásico (banco de transformadores), análise de seus parâmetros e breve discussão da utilização desses desde a geração até a carga alimentada.
Palavras-chave Transformador monofásico, Transformador Trifásico, banco de Transformadores, Tipos de Ligações
1- Introdução
Foi desenvolvidos experimentos com transformadores monofásicos e transformadores trifásicos (banco de transformadores) variando seus parâmetros para analisar seu desempenho e confrontar o que foi visto em laboratório com a teoria.
Um transformador é um dispositivo destinado a transformar tensões, correntes e impedâncias. É dispositivo de corrente alternada que opera baseado nos princípios da lei de faraday.
Os transformadores de potência inicialmente transformam tensões e trabalham com correntes relativamente altas. O circuito magnético é constituído de material ferro magnético que propicia um meio de baixa relutância para o fluxo gerado. O núcleo geralmente é laminado para reduzir o surgimento de correntes no próprio núcleo (correntes parasitas) já que essas correntes são prejudiciais, pois elas provocam perdas por aquecimento devido ao efeito joule.
Os transformadores podem ser monofásicos ou trifásicos, dependendo do tipo de circuito onde estão conectados.
Um transformador monofásico é constituído por dois enrolamentos (bobinas) instalados em um mesmo núcleo de material ferromagnético, um dos enrolamentos é chamado primário e o outro chamado secundário, sendo que cada um deles pode ter um número de espiras diferentes.
Sua relação de transformação é definida como a relação entre as tensões primária e secundária.
Os transformadores monofásicos são normalmente especificados utilizando três parâmetros: relação de transformação, potência aparente e freqüência.
Os transformadores trifásicos são normalmente construídos de duas maneiras: em banco ou mononuclear. A escolha da associação