Campo de atuação do assistente social e o perfil do público alvo
Luciano Duarte Medeiros
Prof.(a) Maria Geraldina Venâncio
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
SES (0086) Prática do Módulo I de 2012
19-06-2012
Resumo
O presente trabalho procura focalizar a pratica do Serviço Social em uma instituição de filantropia com 81 anos, de média e alta complexidade, que dá acolhimento e moradia para aproximadamente 150 idosos. O objetivo é compreender como o profissional de assistência social pode colaborar na consecução de propostas e atividades que promovam uma vida mais digna, humana e agradável para os idosos institucionalizados.
A SPAAN, que não tem fins lucrativos, foi fundada em 21 de agosto de 1931 pelo Rotary Clube Porto Alegre, e realiza um trabalho dedicado a proporcionar uma velhice digna, com conforto, atenção e qualidade de vida aos seus moradores e tem como responsável técnica a Assistente Social Maria do Carmo a qual foi entrevistada para o conhecimento do objetivo do trabalho do assistente na instituição que é a questão social família, que envolve a expressão da questão social o idoso vulnerável. A SPAAN, que tem como missão prestar auxílio, serviço e assistência, sem distinção de raça, cor, sexo ou religião, a idosos em vulnerabilidade social, tem objetivo de acolher o maior número possível de idosos, proporcionando-lhes abrigo, proteção e qualidade de vida. Tornar-se, nos próximos dez anos, referência estadual no atendimento ao idoso, caracterizando-se como canal para diversos seguimentos da comunidade interessados no auxílio aos necessitados.
Palavra -chave: Inclusão social. Dignidade. Qualidade de vida.
1-INTRODUÇÃO
A SPAAN, como uma entidade beneficente, voltada ao bem estar e a qualidade de vida dos idosos em situação de vulnerabilidade, conta com a colaboração de muitas pessoas como médica, enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, podóloga e assistente social que são responsáveis por