Imunologia
1.1 Considerações Iniciais
O Sistema Imunológico consiste em uma complexa maquinaria celular e humoral que, baseada no reconhecimento do que é próprio e não-próprio, é capaz de proteger o organismo contra patógenos e infecções, garantindo a manutenção da sua homeostase e saúde. Evidentemente que esse é um conceito genérico do sistema imune, de forma que nem sempre atuação das células de defesa do corpo culmina na proteção do indivíduo, ou seja, há casos em que a ativação do sistema imune prejudica o organismo. Como exemplo podemos citar os casos de doenças auto-imunes, alergias e GVHD (reação Enxerto X Hospedeiro). Para compreender melhor o funcionamento do Sistema Imune (SI) devemos primeiramente responder a três perguntas base: • O que deve ser reconhecido pelo SI?
Basicamente devemos reconhecer tudo aquilo que de alguma forma possa representar uma ameaça para a integridade do organismo. Dessa forma o SI nos protege de células alteradas (potencialmente tumorigênicas), parasitas, danos físicos, etc. • O que somos capazes de reconhecer?
Nosso SI é capaz de reconhecer proteínas, que são a base estrutural e funcional de qualquer organismo. Não há a identificação de uma proteína inteira necessariamente e sim de partes da proteína (segmentos polipeptídicos). Essas pequenas seqüências protéicas expressas na superfície de patógenos invasores são denominas epítopos (ou determinantes antigênicos) e são reconhecidas pelo sistema imune. • Como reconhecemos?
O reconhecimento dos epítopos se dá basicamente pelo modelo chave-fechadura de reconhecimento celular. Ou seja, através de uma interação física do receptor celular com o ligante em outra célula ou microorganismo somos capazes de identificar e classificar essa outra célula como sendo self ou non-self.
1.2 A Resposta Imune
Funcionalmente podemos dividir a