Transformador Monofasicos E Trifasicos
Chama-se transformador a uma máquina elétrica, com partes necessariamente estáticas, que por meio da indução eletromagnética, transfere energia elétrica de um circuito para outro ou outros circuitos, mantendo a mesma freqüência, podendo haver alterações nos valores de tensões correntes e impedâncias:
TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS:
O transformador monofásico, em sua forma mais elementar, constitui-se de um núcleo de material magnético e enrolamentos
É Destinado a transformar Tensões, correntes e impedâncias. Que trabalha com Corrente alternada que opera nos princípios da lei de Faraday.
O transformador consiste de duas ou mais bobinas e circuito Magnético, que “acopla essas bobina.
Aplicando-se uma tensão V1 no primário do transformador, circulará uma pequena corrente denominada corrente a vazio, representada por I0. De acordo com a Lei de Ampère, tem-se: ∫ ⋅ = ⋅ 1 0 H dl N I 1.4.1 ou 1 0 ℜ⋅φ = N ⋅I 1.4.2 A força magneto-motriz impulsiona o fluxo magnético pelo núcleo, sendo limitado pela relutância. Pela Lei de Faraday, que diz: "sempre que houver movimento relativo entre o fluxo magnético e um circuito por ele cortado, serão induzidas tensões neste circuito" e, pela Lei de Lenz, "o sentido dessa tensão é tal que possa produzir uma corrente que crie um fluxo [φ'] se opondo à variação do fluxo original. Pelo exposto, existirão tensões induzidas no primário [E1] e no secundário [E2], devido à variação de fluxo em relação às espiras. Os valores eficazes das tensões induzidas são dadas por:
S Bmáx E = ⋅N ⋅ f ⋅ ⋅ 1 4 1 4, (V) 1.4.3
S Bmáx E = ⋅N ⋅ f ⋅ ⋅ 2 4 2 4, (V) 1.4.4 Onde E1 e E2 são valores eficazes das tensões induzidas no primário e secundário. Deve-se observar que o transformador não é ideal e, sendo assim, os enrolamentos possuem também resistências, capacitâncias e fluxos de dispersão. Por outro lado, de uma forma geral, as bobinas são montadas concêntricas, para aproveitamento de uma