A EDUCA O INCLUSIVA NAS ESCOLAS P BLICAS
RESUMO: Este artigo traz como objetivo principal aprofundar o estudo sobre a inclusão nas escolas públicas A cada dia a educação inclusiva proposta pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal se torna requisito necessário que garante ao portador de necessidades especiais o direito de exercer sua cidadania. A meta da educação inclusiva encontra-se fundamentada teoricamente nas pesquisas, e auxilio legal na Constituição Federal e nas leis complementares. Historicamente a noção dos conceitos e objetivos da educação inclusiva no Brasil, apresenta grandes progressos. Em certos períodos procurou-se possibilitar apenas a integração destas pessoas à escola e à sociedade sem que de fato fosse investido nas suas capacidades. Hoje em dia, entende-se que a educação inclusiva deva trabalhar o aluno em todos as suas perspectivas, dando-lhe a oportunidade de desenvolver-se dentro de suas possibilidades, e assim expandir suas necessidades individuais. Mas para que esses objetivos sejam atingidos a educação inclusiva necessita de uma reestruturação a partir da escola em todos os seus aspectos tanto físicos, pedagógicos e administrativos, o que é certamente e perfeitamente viável só necessita de vontade política e administrativa.
Palavras-chave: inclusão, deficiência, integração, necessidades e sociedade.
Pinhais, 2014.
1 Formação do aluno (graduação), pós-graduando em
2 Profª Mestre Rita Gonçalves: psocopedagogia@fapipinhais.com.br
INTRODUÇÃO
A sociedade em que vivemos não admite que haja preconceitos explícitos, mas como membros dela sabemos que há uma segregação, diferenciação onde pessoas, são julgadas e classificadas de acordo com padrões impostos e pré-estabelecidos por uma minoria.
É verdade que a procura pela elaboração de uma sociedade mais igualitária e justa têm sido constante. Muitos combates são travados em busca do respeito dos direitos de todos os cidadãos. Nessa luta