Fichamento Densidade Urbana
Fichamento: Densidade Urbana – Um instrumento de planejamento e gestão urbana.
INTRODUÇAO
Hoje em dia, os planejadores urbanos e urbanistas enfrentam com um dilema fundamental sobre forma, tamanho, e o padrão do crescimento das cidades no século XXI, pois de um lado podemos encontrar as cidades compactas, bem densas, e verticalizadas e do outro lado temos as cidades mais amenas, tranquilas e menos densas.
O PROBLEMA
A densidade do desenvolvimento urbano é um assunto controverso e muitas vezes confuso. Decisões tomadas nessa área podem ter um impacto significativo na saúde, no meio ambiente, na produtividade das cidades e no processo de desenvolvimento humano como um todo. As densidades urbanas afetam diretamente os processos de desenvolvimento urbano tanto ao nível da cidade quanto do bairro, como, por exemplo, o congestionamento, a falta de espaço de lazer, a baixa qualidade ambiental e etc, mas por outro lado também são afetadas por imperfeiçoes das políticas de habitação e fundiária urbanas, por ineficiência de gestão e planejamento urbano e por parâmetros de desenho urbano que, ao final, limitam a oferta e disponibilidade de espaço residencial e aumentam excessivamente os custos e valores do espaço urbano.
OBJETIVOS
O estudo possui quatro objetivos, que são eles: esclarecer as questões interconectadas com a densidade urbana; rever experiências e estudos de caso onde a densidade assume uma importância particular no processo de desenvolvimento urbano; identificar as variáveis mais importantes que ligam a densidade à performance urbana; e oferecer uma gama de pontos de referência, ferramentas e diretrizes que possam auxiliar nas decisões sobre densidade urbana, particularmente para os assentamentos de baixa renda.
CONSIDERAÇOES GERAIS
Mesmo dentro de um mesmo pais, podemos encontrar grupos sociais diferentes, que irão perceber de forma diferente a questão de densidade. O que as pessoas sentem ou enxergam depende muito de suas próprias origens