Fichamento De Geografia III Unidade
Fichamento de Geografia
Aluno: Emerson Araújo
Professor: Toinho
Data: 18 de outubro de 13
Série: 3º AM
Temas:
O espaço urbano do mundo contemporâneo. (Cap. 9, págs. 178 a 196)
As cidades e a urbanização brasileira. (Cap. 10, págs. 197 a 223)
De acordo com dados da divisão de População da ONU, a taxa de urbanização saltou para 29% em 1950, 49% em 2007, com previsão de 70% para o ano de 2050.
Desde a Antiguidade as cidades as cidades vêm sendo erguidas: Ur e Babilônia foram construídas há cerca de 5 mil anos, na Mesopotâmia, planície drenadas pelos rios Tigres e Eufrates, onde se localiza o Iraque.
Em qualquer grande cidade do mundo, o espaço urbano é fragmentado. Sua estrutura assemelha-se a um quebra-cabeça em que as peças, embora façam parte de um todo, têm cada uma sua própria forma e função.
Essa fragmentação, quase sempre associada a um intenso crescimento urbano, impede os cidadãos de vivenciar a cidade como um tudo, atendo-se, em vez disso, apenas aos fragmentos que fazem parte do seu dia a dia e que caracterizam o seu lugar.
No final do século XVIII, no início da Primeira Revolução Industrial, a taxa de urbanização da papulação mundial era apenas 3%; desde então essa participação cresceu sem parar. Atingiu entre 13% e 14% no início do século XX e, a partir de então, o crescimento se acelerou.
O medo da violência urbana vem impulsionando a criação de condomínios fechados, especialmente nas grandes cidades, mas também em cidades médias e até pequenas.
As desigualdades sociais se materializam na paisagem urbana. Quanto maiores as disparidades entre os diferentes grupos e classe sociais, maiores as desigualdades de moradia, de acesso aos serviços públicos.
Embora o processo de urbanização tenha se acelerado com as revoluções industriais, foi até meados do século XX um fenômeno relativamente lento e circunscrito aos países pioneiros no processo de industrialização.
Com a entrada do capitalismo em sua etapa informacional, o avanço da