A NOVA DIVISÃO TERRITORIAL DO TRABALHO E AS TENDÊNCIAS DECONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
1684 palavras
7 páginas
O AutorRuy Moreira (Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 1941) é um geógrafo brasileiro, que publicou vários livros que abordam questões ontológicas E epistemológicas da geografia. Foi presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros de 1980 a 1982 e é considerado um dos expoentes da chamada geografia crítica, com ampla participação no movimento marxista de renovação da Geografia brasileira nos anos 1980.Moreira possui doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense.
Fichamento do texto A NOVA DIVISÃO TERRITORIAL DO TRABALHO E AS TENDÊNCIAS DECONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO ( RUY MOREIRA)
Palavras – Chave: divisão territorial, evolução industrial, agroindústria.
O texto apresenta por desígnio contextualizar os períodos de transformações, as tendenciais que tem transcorrido no território brasileiro. Segundo o autor Ruy Moreira, no Brasil, as contínuas formas de divisão territorial do trabalho suturaram uma relação sociedade-espaço cujos efeitos sociais (distribuição das oportunidades de emprego e renda), econômicos (custos de produção e escoamento) e socioambientais (desarrumação dos espaços) são manifestos abertamente, ensejando coações generalizadas por reconfigurações e transformações.
O autor descreve ainda (pagina 123) que a descendência das configurações de espaço vai empilhando uma sobreposição de realidades e alianças político-sociais históricas diferentes, os conflitos desenvolvem em tensão de territorialidades, que acumulam igualmente, atualmente abordando a um ponto explosível perante da desintegração dos esquemas de regulação nacional do espaço brasileiro. O autor forma o texto em subtítulos para promulgar como advém este procedimento.
I.A DIVISAO TERRITORIAL DO TRABALHO E AS FORMAS DEORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO NO TEMPO.
A evolução industrial moderna no Brasil tem principio nos anos 1870-1880. Desde