An Lise De Demonstra Es Cont Beis Dos Anos 2011 E 2012
Para desenvolver a análise da empresa Banco do Brasil S.A., consideramos os valores dos índices das demonstrações contábeis, dos anos 2011 e 2012, contidos na planilha solicitada, ao final do trabalho.
Apenas para esclarecer, os índices de liquidez englobam o relacionamento entre contas do Balanço Patrimonial e mostram a capacidade da empresa de honrar seus compromissos, principalmente os de curto prazo. Os principais índices são: liquidez corrente, seca, imediata e geral.
Também analisaremos o grau de endividamento da empresa e mostraremos o índice de dependência e independência da empresa.
Por fim, avaliaremos a porcentagem de retorno do ativo e o retorno do PL, a sua margem bruta, margem líquida e a incidência de alavancagem financeira.
De 2011 para 2012, a empresa apresentou uma pequena diminuição em sua Liquidez corrente, passando de 0,90 para 0,87. A liquidez imediata se manteve estável, sem oscilações. O mesmo podemos dizer sobre a liquidez geral (Este índice leva em consideração a situação a longo prazo da empresa, incluindo no cálculo os direitos e obrigações a longo prazo). Não sofreu alteração.
Houve uma diminuição da liquidez corrente (Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante), com o índice menor de 1, onde não haveria disponibilidade suficientes para quitar as obrigações a curto prazo, caso fosse preciso.
O Capital Circulante Líquido (Este índice mede a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante da empresa ) foi diminuído devido a um aumento do passivo circulante (em 2011 foi R$572.481.618 e em 2012 foi de R$670.456.746) de 2011 para 2012.
A Margem de Lucro Líquido líquida se manteve constante, porém a margem de lucro bruta, obteve um aumento de 25,76% (2011) para 27,70%, melhorando a eficiência global da empresa.
Nesse caso, percebemos que, nos anos analisados, a Receita Líquida obteve acréscimos – embora menores – proporcionalmente ao