A densidade est na mente de quem percebe
(Felipe Macedo / Turma: 018204A10)
FICHAMENTO: A DENSIDADE ESTÁ NA MENTE DE QUEM PERCEBE
São Paulo
2015
A densidade está na mente de quem percebe, mesmo dentro de um mesmo país, diferentes grupos sociais tem a percepção da densidade diferentemente. O que as pessoas percebem depende de suas próprias origens sócias, econômicas. O que acontece com habitantes que moram e cidades de alta densidade tem uma percepção e sensações diferentes quando se desloca para uma cidade de baixa densidade.
A densidade é um dos mais importantes indicadores de desenho urbano a ser utilizado para início de qualquer planejamento urbano. A densidade também serve como apoio a planejadores urbanos e engenheiros para tomada de decisões das propostas sobre parcelamento de solo. Divide-se em densidade bruta e densidade líquida extraído de número de habitações - hectares (Habitação/ Há) valor para uso residencial e habitantes/hectare (Hab/Há) referem-se a áreas de espaços públicos. Este índice dá para avaliar tecnicamente e financeiramente o consumo de terres, dão a possibilidade de projetar de forma precisa, a utilização dos serviços públicos, incluído infraestruturas, serviços e transporte. Devemos ser precavidos, pois grandes assentamentos urbanos causam saturação nos serviços de infraestrutura. O autor compara as vantagens e desvantagem da alta densidade: Eficiência na oferta da infraestrutura; uso eficiente da terra; vitalidade urbana; geração de receitas; maior controle social; facilidade de acesso aos consumidores-maior acessibilidade a empregos e seus contrapontos como; criminalidade; sobrecarga nas infraestruturas; poluição; maiores riscos de degradação ambiental e Congestionamentos e saturação do espaço.
As vantagem e desvantagem da baixa densidade: menos poluição; possibilidade de saneamento a baixo custo; mais silêncio e tranquilidade e