Universidade Estadual Do Mato Grosso Do Sul
Unidade De Dourados.
Separação dos componentes de uma mistura
Elida Gouveia
Glaucia Amaral
Maria Cassia da Silva
Selita Ribas
Walmir Junior
Ciências Biologias 1°ano
Química Geral
Dourados
2012
1.0 Introdução
Boa parte dos materiais da natureza e dos objetos fabricados pelo homem é uma mistura de diversas substâncias químicas. “A maioria dos materiais que nos cercam e que utilizamos são misturas.” Em virtude de raramente encontramos substâncias puras na natureza, a utilização de métodos de separação torna-se necessário, caso queira-se obter uma determinada substância.
Para a separação dos componentes de uma mistura, ou seja, para a obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos para separação das fases e dos componentes denominado análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura.
A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento das propriedades das substâncias presentes. Assim, se tivermos uma mistura de sal e areia, devemos saber que o sal se dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve. Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, baseados nas propriedades das substâncias presentes na mistura.
1.2 Objetivo
Utilizar os vários métodos para separar os diversos tipos de misturas.
1.3 Material
a) Proveta de 100 ml;
b) Béquer de 250 ml;
c) Balão de vidro;
d) Funil de vidro;
e) Papel de filtro;
f) Ácido Clorídrico 6N;
g) Ácido Sulfúrico concentrado;
h) Mistura de sal;
i) Sílica ;
j) Carbonato de cálcio.
1.4 Método
1) Pese em um Béquer de 250 ml, 10g da mistura;
2) Adicione 30 ml de água destilada e agite até que a mistura fique completamente molhada;
3) Filtre através de um funil com papel de filtro (dobrado em pregas) e lave o resíduo duas vezes com 5ml de água destilada,