deformação dos metais
Deformação é a mudança na forma e/ou no tamanho de um corpo quando uma força externa é aplicada sobre ele. As deformações podem ser perfeitamente visíveis (ex: estiramento de uma tira de borracha) ou imperceptíveis sem o uso de equipamentos especiais de medição (ex: carregamento de uma viga de aço). Em resistência dos materiais, somente será considerada a análise das pequenas deformações.
Componentes de deformação:
Embora o campo de deslocamentos seja suficiente para descrever os efeitos da mudança de geometria do corpo, é necessário estabelecer uma relação entre estas mudanças geométricas e as cargas aplicadas (tensões). Através de experimentos, esta relação não é devida ao deslocamento do ponto, mas sim devido ao movimento relativo entre pontos adjacentes. Os movimentos relativos desses pontos adjacentes pode ser quantificado utilizando-se o conceito de deformação linear (alongamento/encurtamento) e de deformação angular (distorções).
Propriedades Mecânicas dos Materiais
Para se relacionar as tensões com as deformações de um material, é necessário conhecer as suas propriedades mecânicas. Essas propriedades são obtidas por diferentes ensaios padronizados que permitem obter diferentes propriedades mecânicas. Um ensaio que deve ser utilizado para se obter propriedades que relacionam as tensões e as deformações é o ensaio de tração.
Ensaio de Tração
É usado para avaliar diversas propriedades mecânicas dos materiais que são importantes em projetos
Um corpo-de-prova (CP) é deformado até sua fratura mediante a aplicação de tração gradativamente crescente que é aplicada uniaxialmente ao longo do eixo mais cumprido de um corpo de prova.
Componentes básicos da máquina de ensaio de tração
Sistema de aplicação de carga
Dispositivo para prender o corpo de prova
Sensores que permitam medir a tensão aplicada e a deformação promovida (extensômetro)
Diagrama Tensão x Deformação:
Diferentes materiais