Transformadores
EXPERIÊNCIA 1
1 – ASSUNTO:
IDENTIFICAÇÃO DE TRANSFORMADORES
2 – OBJETIVO: transformadores. Familiarização e identificação por características visuais de
3 – FUNDAMENTOS TEÓRICOS
3.1 – Definição:
O transformador é um dispositivo eletromagnético estático destinado a transformar tensões e correntes alternadas primárias em tensões e correntes alternadas secundárias de mesma freqüência, geralmente, de magnitudes diferentes, adequando-as aos níveis necessários de utilização ou de transporte.
Se o transformador recebe energia a uma determinada tensão e a entrega a uma tensão mais elevada, recebe o nome de transformador elevador. Na hipótese de fornecêla a uma tensão mais baixa, recebe o nome de transformador abaixador. Se a tensão de saída for a mesma da entrada, temos o transformador um para um.
3.2 – Construção: O transformador é constituído por um circuito magnético fechado, chamado núcleo, sobre o qual são colocadas as bobinas primária e secundária, isoladas do núcleo com materiais diversos, de acordo com o nível de tensão do mesmo (Figura 1).
Figura 1- Aspectos físicos de um transformador (a) trifásico a óleo e (b) monofásico.seco
A fim de melhorar o isolamento e a refrigeração da parte ativa do transformador, todo o conjunto é imerso em óleo para transformador (Figura 2).
Como o transformador não possui peças móveis, requer poucos cuidados e tem pequena despesa de manutenção.
O custo por kilowatt dos transformadores é pequeno se comparado com outros aparelhos elétricos, mas representa sempre um adicional no custo da instalação.
Figura 2 – Transformador com isolamento de óleo.
3.3 – Classificação: Dependendo da disposição das bobinas em relação ao núcleo, os transformadores se classificam em:
a) Núcleo envolvido ou tipo núcleo, quando o núcleo é envolvido pelos enrolamentos, como mostra a Figura 3.
Figura 3- Transformador monofásico tipo núcleo envolvido.
b)