POL TICA EDUCACIONAL NO BRASIL
Ambiente Virtual de Aprendizagem da
Universidade Federal da Paraíba
Aluna: Wilma Kelly Santos e Santos
Matricula: 91211494
Polo: João Pessoa
Professora: Me. Izabel Cristina Martins
Tutor à distância: Esp. Carlos Roberto O.dos Reis
Política e Gestão da Educação
ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL A APARTI DE 1920 ATÉ OS DIAS ATUAIS.
Objetivo: Compreender o processo de constituição das Políticas Educacionais no Brasil.
Década de 20: Movimento do Entusiasmo
Objetivo: Tinha a intenção de prolifera a quantidade de escolas publica no país. Pois como nesse período acontecia a inauguração de portos, a expansão da lavoura cafeeira, entre outros, tinha necessidade de diminuir o nível de analfabetismo que era de 70% da população, para aumentar o analfabetismo.
Nessa época exercia a Pedagogia Tradicional, que originou o surgimento da Pedagogia Libertaria.
Década de 30: Movimento do Otimismo da Pedagogia
Objetivo: Ao contrario do Movimento do Entusiasmo da dec. de 20, o Movimento do Otimismo, pregava não o aumento das quantidades de escolas publicas, mas sim, a melhoria da qualidade de ensino. Mais que os alunos continuassem mais interessados nas escolas e diminuísse a evasão escolar.
Foi nesse período também que apareceu o Movimento Novista.
Nessa época a lavoura cafeeira passar por uma grande crise, pois os grandes cafeicultores são afastados do poder do Brasil, e entra no lugar deles Getulio Vargas que imprimi a Modernização do Estado Brasileiro.
Getulio em 1934 assina uma Constituição Federal, que foi democrática, porém em 1937 o mesmo da um golpe conhecido como Estado Novo, que marca a Política Educacional da dec. de 40 que vai de 1937 à 1945.
Nesse mesmo período Getulio s desresponsabiliza da educação publica, ou seja, a educação agora era responsabilidade da família.
De 1945 à 1947, conhecemos o que ficou conhecido como 4º Republica, que foi o período de redemocratização do pais, ou seja, o final da ditadura em 1937 até o período de