A o Governamental Restrita
Uma Ação desenvolvida pelo governo, a qual envolve apenas algumas unidades governamentais. Não é uma ação fácil, todavia por ser feita, geralmente, para uma especifica razão ou doença é mais eficaz ou mais prática do que uma ação/campanha que envolve a população.
Não há, de fato, uma melhoria na qualidade de vida da população, apenas uma prevenção contra a doença/fator. Classificado como segundo nível de atuação
É o processo que permite aos indivíduos e comunidades aumentarem o controle sobre os determinantes de saúde, melhorando desta forma o nível de saúde das mesmas.
Exemplos.
A Vacinação é uma forma de Ação governamental restrita;
Por exemplo, na vacinação contra febre amarela, efetuada por postos de saúde por representantes do Ministério da saúde, que é gratuita. Por ser transmitida via vetores silvestres, a vacina é aplicada com 10 dias de antecedência como prevenção para viagens mundiais. E também é a única forma de ser evitada, até o momento.
O famoso Zé gotinha, representava uma imagem atrativa para crianças, era uma via de aplicação de medicamento, ou vacinação, feita pelo Ministério da Saúde e coordenada com o Programa Nacional de Imunização. A doença é a Poliomielite, ou paralisia infantil, tratada com Sabin (gotinha de 1 aos 5 anos de idade) ou Salk para pessoas de baixa imunidade.
Com o surto de pessoas com gripe suína, o governo, mesmo que lentamente, aplicou formas de prevenir novos casos. Em 24 de Maio de 2010 ate 2 de junho crianças de 2 a 4 anos começaram a ser vacinadas, para evitar mais mortes pela gripe A.
Campanhas de limpeza são também formas do governo atuar, recentemente, a Prefeitura Municipal com auxilio de trabalho via Secretaria de Obras e Serviços Urbanos estão efetuando uma limpeza e retirada de lixo na cidade.
Quando o governo aplica um método, de fluoretação ou iodato do sal, é pela de ação governamental restrita: Em uma escola , de uma área mais afastada, é encontrado um alto índice de crianças com