Poetizando
Escola: “Major José Levy Sobrinho”
Professora: Magali Cristiane Naitzel
Alunos: 4º anos
Produto final: Coletânea de poemas com apresentação de um sarau literário. Justificativa:
Como o ensino de Língua Portuguesa deve centrar-se em práticas significativas e contextualizadas em que o uso da língua oral, escrita e a análise e reflexão sobre a língua sejam trabalhos essenciais no processo de aprendizagem a fim de que o aprendiz desenvolva "as quatro habilidades linguísticas básicas, falar, escutar, ler e escrever".
(ParâmetrosCurriculares Nacionais / Língua Portuguesa, 2001:43), iniciamos uma reflexão sobre a prática pedagógica concluindo que as atividades que envolvem linguagem oral e linguagem escrita, leitura e produção de textos venham contribuir para um ensino-aprendizado eficiente e eficaz da Língua Portuguesa e a da Literatura, faz-se necessária a elaboração de projetos de leitura e escrita, pois são formas organizadas significativas e contextualizadas nas quais todos os envolvidos compartilham um objetivo e buscam um produto final.
O desenvolvimento desse projeto que partiu da necessidade de ampliar o repertório dos alunos, possibilitando momentos de apreciação, construção e reflexão de diversas obras e de diferentes artistas, explorando as diversas linguagens, ampliando e consolidando os aspectos relacionados à leitura e escrita.
O gênero poético foi escolhido por estar presente em nosso cotidiano seja na forma de comerciais, vídeos, mensagens de e-mails, músicas, livros, revistas e jornais.
Portanto, na escola, esse gênero merece destaque, pois é possível analisá-lo de forma ampla, aumentando o conhecimento sobre sua estruturação. A poesia é um gênero quase natural para a infância Ao contrário do que possamos imaginar, metáforas e estruturas poéticas não são difíceis para as crianças, como comenta Cunha (1994):
“Sabemos que a poesia de nossa época está próxima das cantigas populares e